FUTURO AMEAÇADO
TEXTO E DIREÇÃO
Denílson David
JUIZ – Natureza
ACUSADO – Aquecimento Global (Réu)
TESTEMUNHAS – Terra, efeito estufa, camada de ozônio, ser humano.
ADVOGADOS – Sol, Lua.
Ato Único
(Abrem-se as cortinas, terra, efeito estufa, camada de ozônio, sol e a lua estão em cena e discute e discute a respeito do aquecimento global).
NATUREZA – Silêncio no tribunal, silêncio! Em seus lugares, por favor!
(TODOS SE SENTAM)
NATUREZA – Eu Dr. Natureza como representante suprema de todos aqui presentes, estou aqui para julgar um caso que envolve e interessa a todos: O futuro da humanidade... O futuro está ameaçado.
(BURBURINHO)
NATUREZA – A ameaça tem nome e sobrenome: Aquecimento global. O réu pode entrar, por favor.
(ENTRA O AQUECIMENTO GLOBAL)
EFEITO ESTUFA – Por mim, esse vagabundo de uma figa pegaria uma bela prisão perpetua! Ou melhor, pena de morte.
ÔZONIO – Pena que não temos mais a forca. Ele iria ficar lindo com o pescoço escangotado com a língua pra fora. (Rir)
TERRA – (Chorando) Coitado, eu fico com uma pena dele, tanta humilhação ai, senhor perdoa ele não sabe o que faz.
NATUREZA – Silêncio, por favor! (Pausa) Nos últimos tempos diariamente acompanhamos as catástrofes climáticas e as mudanças que estão acontecendo no clima mundial. Nunca vimos mudanças tão rápidas e com efeitos, devastadores como tem ocorrido. O que o réu tem a ver com tudo isso?
AQUECIMENTO – Eu sou inocente Senhora Juíza. Eu não sei de nada!
SOL – Protesto meritíssima!
NATUREZA – Protesto concedido. O que tem a falar Dr. Sol na condição de advogado de acusação?
SOL – É uma infâmia esse tal de aquecimento global dizer que é inocente. A Europa tem sido castigada por fortes ondas de calor. Ciclones atingiram o Brasil. O número de desertos aumenta a cada dia, fortes furações causam mortes e desastres em várias regiões do planeta. E as calotas polares estão derretendo, podendo ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas. Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
LUA – Êpa, êpa, êpa digo com sua licença, senhora juíza!
NATUREZA – Com a palavra advogada de defesa senhora Lua
LUA – Esperem um pouco. (Atrapalha-se com os papeis deixando-os cair) Até pouco tempo atrás era restrito a círculos científicos, o termo aquecimento global. Hoje passou a ser usado por muita gente - mesmo por quem não entende plenamente o que ele significa. O inverno foi quente? Culpa do aquecimento global. Caiu uma tempestade? É o aquecimento global. O calor está de rachar? Aquecimento global.... Porem o que seria realmente o aquecimento global, quem poderia me dizer?
AQUECIMETNO GLOBAL - Pois sim, eu digo o que sou... Sou um aumento significativo da temperatura média da Terra em período relativamente curto. Uma elevação da temperatura do planeta ao longo dos últimos anos.
SOL – Doutora Juíza, como pode ver, o réu acaba de se confessar culpado de tal fenômeno.
LUA – Protesto Senhora Meritíssima!
NATUREZA – Protesto concedido, por favor, doutora lua, prossiga...
LUA – Quando ele fala que aumentou a temperatura da terra não falo que ele é culpado. Nem sempre somos culpados por nossas ações.
SOL – Doutora Meritíssima gostaria então de perguntar ao réu. Já que o próprio alega ser inocente por suas ações! Quem seria o real culpado?
LUA – Êpa, êpa, êpa Protesto meritíssima!
NATUREZA – Protesto recusado.
LUA – A senhora é mau.
NATUREZ - Por favor, Senhor aquecimento global responda a pergunta.
AQUECIMENTO - bem. Ora... Pois... Bem... O verdadeiro culpado é... É... O efeito estufa.
(burburinho)
EFEITO ESTUFA – Ah! Isso é uma blasfêmia, uma infâmia! Uma baixaria uma bosta, mas que pouca vergonha, eu protesto! Protesto! Protesto!
NATUREZA – Protesto recusado. Se contenha efeito estufa e com calma apresente os seus argumentos contra a acusação que lhe foi referida.
EFEITO ESTUFA – Senhora meritíssima, eu confesso que graças ao aumento do meu trabalho. Essa porcaria do aquecimento global se torna mais forte. Porém, vale lembrar que eu sozinho não sou ruim, que eu sou importantíssimo para que a droga de vida na terra continue já que é graças a mim que ela fica aquecida. Quando os raios de Sol chegam à atmosfera e à superfície da Terra, parte da energia fica no planeta, absorvida pelo solo, pelos oceanos, pelas plantas e outros. O restante é refletido no espaço pelas nuvens e outras superfícies refletivas. O calor que não sai pela atmosfera terrestre mantém o planeta mais quente do que o espaço sideral, porque mais energia está entrando pela atmosfera do que saindo. Isso tudo faz parte do meu trabalho para que a merda da terra se mantenha quente.
NATUREZA – Senhor Efeito estufa, olhe os palavrões o senhor está no tribunal. Eu exijo respeito.
SOL – Como seria efeito estufa, a terra sem o seu trabalho?
EFEITO ESTUFA – Provavelmente ela se pareceria bastante com Marte. . A infeliz da terra congelaria, e seria impossível a vida nela.
LUA – Que falta de educação meu filho. Êpa, êpa, êpa. Deixe-me procurar o 1º documento... Pronto achei. O aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, a gasolina, e o diesel, na atmosfera, formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. O desmatamento, a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Portanto o aquecimento global meritíssima é conseqüência do efeito estufa.
SOL – Protesto meritíssimo! Podemos ver claramente que o efeito estufa não nos prejudica e sim nos auxilia. Os gases emitidos que se espalham pelo solo é prejudicial ao efeito estufa, fazendo com que ele nos prejudique.
EFEITO ESTUFA – Exatamente, Senhora meritíssima eu posso ate descrever aqui quem são os infelizes desses gases.
NATUREZA – Fique a vontade efeito estufa.
FEITO ESTUFA – Pra começar temos o idiota do Dióxido de carbono mais conhecido CO2. Ele um gás incolor, subproduto da combustão de matéria orgânica. O aumento de sua concentração é considerado o fator primário no aquecimento global. Porque ele absorve radiação infravermelha. O que significa maior absorção de energia e um aumento total na temperatura do planeta. Outro importante gás estufa é o idiota do óxido Nitroso vulgo NO2. Ele absorve muito mais energia do que CO2, cerca de duzentas e setenta vezes mais. E para concluir tem o pateta do Metano ele é um gás combustível e o principal componente do gás natural. O metano ocorre naturalmente, oriundo da decomposição de material orgânico. Freqüentemente é encontrado na forma de "gás de pântano". Esses que acabei de descrever digamos que são os gases mais importantes.
NATUREZA – Obrigada pelo depoimento Senhor efeito estufa. Mais alguma pergunta doutor sol?
SOL – Não meritíssima!
NATUREZA – E a senhora lua?
LUA – não meritíssima.
NATUREZA - Doutor Sol qual a sua testemunha?
SOL – Para amenizar sua culpa o aquecimento global está tentando encontrar outros culpados como, por exemplo: a camada de ozônio. Porém ambos nada, tem haver em comum. E eu trouxe a própria para que ela mesma possa esclarecer esse mal entendido.
NATUREZA-então camada de ozônio o que tem a dizer?
CAMADA DE OZONIO – Ai eu estou ficando nervosa. (Rir). Desculpa mais é que... (Rir) Eu não consigo parar.
SOL – Por favor, se recomponha camada de ozônio!
CAMADA DE OZÔNIO – Tudo bem, eu vou falar. A Terra é banhada a cada dia por luz e outras energias do Sol. Nem toda essa energia é saudável. (Rir) Um tipo de energia que não é boa é a chamada radiação ultravioleta. Eu me localizo Nas regiões altas... Regiões altas... (Rir) Sou um tipo de substância química frágil, que possui o tamanho e o formato exatos para absorver a radiação ultravioleta do Sol. E funciono como imensos óculos escuros para nosso planeta, filtrando a radiação ultravioleta. Mas meritíssima eu estou sendo destruída por produtos químicos, como o CFC. Eles são usados em geladeiras, espuma plástica e em spray. (Rir)
NATUREZA – Eu estou satisfeito, alguma das partes tem mais alguma pergunta a fazer?
LUA/ SOL – Não meritíssima.
NATUREZA – É... O caso do aquecimento global ainda é muito grave. A camada de ozônio está isenta, o efeito estufa tem participação mais ainda assim não diminui os problemas do aquecimento global. O que o réu tem ainda em sua defesa?
AQUECIMENTO GLOBAL – Eu sou inocente Senhora Meritíssima. Eu não sei de nada.
LUA – Êpa, êpa, Com sua licença Senhora Meritíssima.
SOL – Protesto!
LUA – Como ousa? Eu protesto o protesto dele!
NATUREZA – Protesto do protesto concedido prossiga advogada lua...
LUA – Como eu ia dizendo (Se embaralha com os papeis) Dois quilos de farinha de trigo. Seis gemas de ovos, ops... Peguei o papei errado. (Pegando outro papel) Ô aqui está Alguns cientistas reconhecem que o aquecimento global estar acontecendo, mas discordam que devemos nos preocupar. Estes cientistas dizem que a Terra é mais resistente às mudanças climáticas nesta escala do que podemos imaginar. E é improvável que algo catastrófico aconteça como resultado do aquecimento global.
NATUREZA – Deixe-me ver se eu compreendi você está querendo dizer que não devemos nos preocupar com o fenômeno do aquecimento global por julgar que a terra ser resistente o suficiente para suportar toda e qualquer conseqüência, correto?
LUA – Exatamente!
SOL – Isso é um absurdo!
NATUREZA – silencio Doutor sol. Advogada Lua faça o favor de mandar entrar sua testemunha.
LUA – Senhora terra entre, por favor!
TERRA – Ai, já, estou indo, tenha calma afinal eu não sou mais uma mocinha de 15 anos. (Chora) Ó como estou cansada.
SOL – Meritíssima com sua licença. Eu não entendo por que essa senhora vem defender o aquecimento global já que o mesmo a prejudica de várias formas? Diga senhora, diga a todos aqui presente quais os danos que o aquecimento causa a senhora.
LUA – Êpa, êpa, protesto Senhora Meritíssima, o sol esta coagindo a testemunha.
NATUREZA – Protesto negado, por favor, senhora queira responder a pergunta.
TERRA – Ai doutora meritíssima juíza, confesso que eu estou sofrendo bastante com tudo que o aquecimento global vem me causando: (Chora) Aumento do nível dos oceanos: o que pode causa, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; Crescimento e surgimento de desertos, Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais como no Brasil; Aumento de furacões, tufões e ciclones; intensas Ondas de calor. A perda de grandes áreas de gelo na superfície que pode acelerar cada vez mais o aquecimento global, porque menos energia solar será refletida para longe de mim.
NATUREZA – Meu Deus, e isso ainda pode piorar?
TERRA – Sim. Eu fico triste só em pensar. Os efeitos mais devastadores - e também os mais difíceis de ser previstos - seriam os efeitos na biodiversidade. O custo humano é difícil de ser calculado. Milhares de vidas seriam perdidos anualmente, já que os idosos ou doentes sofreriam com o excesso de calor e outros traumas relacionados a ele. As pessoas de baixa renda e as nações subdesenvolvidas sofreriam os piores efeitos, já que os pobrezinhos não teriam recursos financeiros para lidar com os problemas que viriam com o aumento da temperatura. Uma quantidade enorme de pessoas morreria de fome se a diminuição das chuvas limitasse o crescimento das colheitas. Elas morreriam também pelo aumento de doenças, se as enchentes costeiras trouxessem as que são originadas na água e se difundem rapidamente. Um horror. (Chora)
SOL – Como todos podem ver, depois de tudo que foi falado é um absurdo essa senhora vir a júri e defender esse meliante.
AQUECIMENTO GLOBAL – Volto a afirmar meritíssima eu sou inocente, eu não sei nada.
LUA – Êpa, êpa, prosseguindo eu gostaria que a testemunha revela-se o motivo pelo qual fez com que ela viesse defender o meu cliente.
TERRA – Na verdade meritíssima não vim defendê-lo, (Chora) vim apenas esclarecer alguns fatos. E nada adiantaria punir o aquecimento global se na verdade o verdadeiro culpado continua ignorando poluindo o planeta. (Chora)
SOL – Mais um inocente será acusado!
NATUREZA – A quem a senhora se refere dona terra?
TERRA – Ao verdadeiro causador do aquecimento global. Ao causador pelo aumento de emissões dos gases estufa. (Chora) Ao vilão conhecido... Conhecido... Por... Por ser humano
(TODOS SE ADMIRAM E SE AGITAM).
NATUREZA – Tem certeza do que está falando, senhora terra? É uma grave acusação a que você está fazendo.
TERRA – Com todo respeito senhora meritíssima eu sei muito bem o que eu estou dizendo. Não duvide da minha palavra! (Chora)
NATUREZA – Diante de tamanha acusação, não vejo outra solução: eu exijo a presença de um ser humano imediatamente! Voltamos em instantes.
AQUECIMENTO GLOBAL – Então doutora como está minha situação?
LUA – Está melhorando, nós vamos conseguir. Obrigado dona terra seu depoimento mudou o rumo do julgamento.
TERRA – Não precisa me agradecer doutora Lua. Eu fiz o que eu achava certo.
LUA – Mesmo assim obrigada.
SOL – É lua tenho que admitir essa testemunha foi uma cartada de mestre.
LUA – Obrigada doutor sol, êpa, êpa o senhor também está admirável, bastante firme e enfático nas suas colocações.
SOL – É apenas o meu trabalho.
NATUREZA – Silêncio no tribunal! Em seus lugares, prossigamos com a audiência, a testemunha requisitada já chegou ser humano entre, por favor.
SER HUMANO – Eu não acredito que estou aqui, isso é uma piada. Estou cheios de compromissos tenho várias decisões a tomar. Sou eu a maior vitima dessa barbaridade com podem acusar-me de ser o culpado deste fenômeno.
NATUREZA – Em primeiro lugar se contenha ser humano. Tenho em mãos documentos que comprovam a acusação, o aquecimento global se da pelo crescimento do efeito estufa, que por sua vez só tem aumentado porque a emissão de gás estufa também tem aumentado bastante. Hoje a atividade humana bombeia enorme. Quantidades de CO2 na atmosfera, resultando em um aumento total na sua concentração. A temperatura média da superfície da Terra. O uso de muito fertilizante de nitrogênio nas colheitas libera grandes quantidades de NO2, Atividades desenvolvidas pelo homem produzem o metano de várias formas: com sua extração do carvão; a partir de grandes rebanhos de gado (por exemplo, gases digestivos).
LUA – Êpa, êpa, trocando em miúdos gases digestivos significa peido, bufa. É isso, o seu pum colabora com o aquecimento global.
SER HUMANO – Isso é demais ate meu pum querem controlar!
NATUREZA – Silêncio no tribunal.
SOL – Senhora meritíssima, mas o próprio ser humano já tem tomado consciência disso, como prova eu posso citar. O Protocolo de Kyoto foi criado para reduzir a emissão de CO2 e de outros gases estufa em todo o mundo. Trinta e cinco nações industrializadas se comprometeram a reduzir a emissão destes gases em graus variados. E que entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005.
LUA – Êpa, êpa, êpa, êpa, o exemplo citado é fato, no entanto alem de muitos humanos não ligar a mínima para o problema do aquecimento por considerá-lo muito apocalíptico. Os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
NATUREZA – Então ser humano o que a dizer sobre isso?
SER HUMANO - Francamente doutora natureza os efeitos do aquecimento não me afetaram em nada ainda. Por tanto não tenho motivos para acreditar nele.
LUA – Êpa, êpa, ai é que o senhor se engana. Em maior ou menor grau, as mudanças climáticas já começaram a afetar nossos rios, nossas florestas, nossa pecuária, nossas plantações e nossa qualidade de vida. Segundo os dados divulgados pelo IPCC... Que agora eu não estou encontrando... (Procura) Ai eu acho que usei o papel quando estava no banheiro. Mas continuando. Para climatizar ambientes domésticos e industriais já estamos gastando mais energia elétrica em condicionadores de ar e ventiladores; que na agricultura estamos utilizando mais água para irrigar lavouras, pois o aumento da temperatura aumenta as perdas de água do solo e das plantas; e que o conforto térmico que afeta o desempenho das mais diversas atividades (rurais e urbanas), está mais difícil de ser mantido, prejudicando toda a população.
SER HUMANO – Mais afinal o que eu posso fazer para evitar o aquecimento global?
NATUREZA – Há muitas coisas que podemos fazer para tentar deter o ser humano. Basicamente, todas sugerem a redução na emissão de gases estufa. Ajudar gastando menos energia. Existem ainda pequenas ações que podem fazer a diferença tais como: certifique-se de que seu carro está com o motor regulado - isto permitirá que ele funcione com maior eficiência e gere menos gases nocivos; Caminhe ou ande de bicicleta quando puder - dirigir o carro gera mais gases estufa do que praticamente quaisquer outras coisas que se façam Os carros queimam combustível fóssil, mas os carros com combustível mais eficiente emitem menos CO2, especialmente os carros híbridos;recicle - o lixo que não é reciclado acaba em um aterro, gerando metano; além disso, produtos reciclados requerem menos energia para ser produzidos do que produtos feitos do zero; plante árvores e outras plantas onde puder - as plantas tiram o CO2 do ar e liberam oxigênio; não queime o lixo - isto lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera. Para deter a emissão dos gases estufa é necessário que se desenvolvam fontes de energia combustível não-fóssil. Energia hidrelétrica, energia solar, motores de hidrogênio e células de combustível poderiam criar grandes cortes nos gases estufa se fossem mais comuns. Ficou claro ser humano?
SER HUMANO – Sim doutora natureza mais claro impossível. Chego ate me envergonhar por ter duvidado da veracidade da acusação vejo agora que tenho 100 % de culpa.
NATUREZA – Apurado todos os fatos, faremos uma pequena pausa e logo retornaremos para sabermos a sentença.
AQUECIMENTO GLOBAL – Estou aflito doutora lua.
LUA – Êpa, êpa, calma aquecimento falta pouco.
TERRA – (Choramingando) Os seres humanos são uns bandos de ambiciosos só pensam no próprio interesse, em dinheiro. Pouco se importa com a questão ambiental.
EFEITO ESTUFA – O ser humano é o maior vilão e quer pousar de vitima. Esse filho da mãe.
CAMADA DE OZONIO – É mais ou eles se conscientizam ou vai acabar sobrando pra toda a natureza. (Rir)
SOL – A juíza já está de volta.
NATUREZA – Bem. Dada às circunstâncias analisando os fatos. O réu senhor aquecimento global é considerado inocente! No entanto em seu lugar será considerado culpado, o ser humano e condenado a assinar um protocolo de kyoto e boas maneiras com a sua consciência e a cuidar melhor do planeta terra, da natureza, do meio ambiente antes que seja tarde que de hoje em diante ele tome consciência que o seu futuro está ameaçado e que clama por urgentes mudanças. Está encerrada a audiência...
E AVIDA CONTINUA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário