O lugar do teatro: o espaço constrói relações e as relações constroem o espaço.
Observe a natureza do espaço físico do teatro: trata-se de um teatro convencional, com a separação usual entre palco e platéia? De um teatro de arena? De um espetáculo de teatro de rua? De uma representação de circo-teatro? A que faixas sociais e etárias de espectadores o teatro em questão parece dirigir-se predominantemente?
Trata-se de um edifício teatral construído para esse fim ou de um imóvel adaptado à função de teatro? Trata-se de um teatro inserido em uma instituição (universidade, shopping center, escola, etc)? Trata-se de uma representação desenvolvida em um espaço de outra natureza (hospital, igreja, escola) ocupado temporariamente para uma encenação específica?
Os espectadores sentam-se e assistem à representação em um espaço cênico único ou acompanham-na ao longo de um trajeto percorrendo, vários espaços cênicos diferentes?
O espetáculo concentra-se no palco ou espaço cênico específico para esse fim ou utiliza também outras áreas como o saguão e a platéia?
Que relações são construídas entre o plano da encenação e os espectadores: estes sentam-se e assistem ou são incitados a algum tipo de interação?
A concepção cênica: o jogo de construção de sentidos.
Há um cenário? Em caso afirmativo, quais as características deste: reprodução realista e detalhada de uma época ou lugar? Reprodução estilizada através de elementos essenciais sugeridos? Trata-se de um cenário simbólico, concebido de modo a figurar metaforicamente a atmosfera necessária à peça?
i. No caso do cenário realista, a que elementos de caráter social e/ou histórico ele remete?
ii. No caso do cenário não realista ou simbólico, trata-se de um cenário constituído de elementos modulados como cubos ou caixas com múltiplas funções? Que forças simbólicas ou que elementos conceituais encontram-se figurados nele?
O espaço ao qual a narrativa da peça remete é um lugar específico e real? É um lugar não especificado? É um lugar fictício ou simbólico? É um espaço único e central ou há diferentes localizações espaciais referidas?
O tempo ao qual a narrativa da peça remete é um tempo específico e cronológico ou um tempo mítico e lendário? É um tempo linear em decorrência ou há avanços e recuos na linha temporal?
A iluminação desempenha funções na recriação cênica do espaço (delimitando áreas espaciais diferenciadas) ou do tempo (diferenciando, por exemplo, o tempo do passado e o do presente)? Em caso afirmativo, com que características (cor de luz, intensidade de brilho) isso é feito?
O figurino tem caráter realista ou simbólico? As cores utilizadas e os modelos sugerem características específicas das personagens que os trajam?
A estrutura musical e sonora da peça desempenha um papel importante? Há efeitos sonoros? Há uma trilha musical? Em caso afirmativo, qual a função desta dentro da narrativa?
Enredo e personagens
A peça foi resultado do trabalho individual de um autor? De um processo de criação coletiva?
A peça resultou de um trabalho de criação de um texto dramatúrgico ou do desenvolvimento de oficinas que levaram à criação.final de um roteiro de encenação de caráter não textual?
A peça possui uma narrativa (ou seja, uma história representada)? A peça é baseada no desenvolvimento de uma linha de ação, ou seja, em ações praticadas pelas personagens?
i. Em caso de haver uma narrativa, trata-se de uma narrativa desencadeada através de um conflito exterior às personagens (protagonista X antagonista, por exemplo) ou interiorizado e processado em sua subjetividade ? Há uma ação que “progride” na direção de um clímax através da tensão dramática ou a peça não apresenta uma linha de crescimento da tensão?
ii.Há um ponto de vista implícito na peça?
iii. Em caso de não haver uma narrativa central, que elementos ocupam o lugar da narrativa: pequenos diálogos que formam seqüências interrompidas de narrativas? Monólogos das personagens? Episódios separados sem efeito seqüencial? Qual o efeito disso do ponto de vista da crítica social sugerida pelo autor?
A estrutura formal do enredo remete a uma forma específica (tragédia, comédia, melodrama, farsa) ou a uma combinação de características formais diversas? Nesse caso, quais são as características combinadas? Qual a estética dramatúrgica predominante (realista, expressionista, épica, etc)?
As personagens são indivíduos dotados de uma psicologia particularizada ou são figuras de caráter genérico ou coletivo? A representação delas é desenvolvida de forma realista ou estilizada? Qual o efeito disso?
Opções da direção
No caso de peças tradicionais ou de clássicos do teatro, a linha do espetáculo procurou reproduzir os padrões da tradição implícita ou procurou constituir uma nova leitura dela? De que forma, e com que resultados? Há uma releitura motivada por algum tema específico da peça reinterpretado á luz de algum problema ou tema contemporâneo?
No caso de peças inéditas, que linguagens e estilos de representação foram utilizados na construção da peça (realismo, expressionismo, épico, etc.)
No caso de peças da dramaturgia recente, o que parece ter motivado a escolha desse texto específico por parte do diretor ou grupo?
Que elementos de crítica social ou de reflexão filosófica encontram-se presentes na encenação, e de que forma esses elementos dialogam com a natureza do texto ao qual remetem?
Qual a recepção do espetáculo por parte da crítica, e que elementos dele foram ressaltados?