Marcadores

domingo, 12 de fevereiro de 2012

EU!

Eu, por mim mesmo!

A verdade é que estamo reunidos aqui hoje por dois motivos, primeiro, para nos confraternizarmos e recordarmos os bons momentos que passamos juntos. E o segundo para que eu possamos nos despedir, estou feliz por ter essa oportunidade de me reunir mais uma vez com pessoas que foram indispensaveis para que eu pudesse chegar até aqui!

E nesso momento singular que na minha vida, é impossivel não lembrar de tudo aquilo que compartilhamos juntos. A verdade é que minha história se mistura com a da cia de teatro. Contudo, minha trajetória começa bem antes, mas precisamnete em 2001, na igreja! Quando sem nenhuma experiência no assunto um grupo de amigos se reunem com o objetivo de fazer teatro. Seria a primeira vez que eu iria me atraver a escrever um texto para o teatro, sem a menor noção do que estava fazendo.

Nasce então a minha primeira peça teatral intitulada EU QUERO VIVER! Baseada na CF do mesmo ano, surgia alí o meu primeiro grupo, onde produziriamos algumas peças de carater cristão!

De uma só vez, e sem explicação nascia em mim naquele momento, um fascinío pela arte de interpretar, dirigir, e criar Estórias.mesmo sem saber ao certo o que estava fazendo, me sentia realizado com aquele faz de conta. Mal sabia eu que toda aquela brincadeira se tornaria meu próprio motivo de vida, ser reconhecido como um profissional da área seria um sonho a ser realizado.

Quando me dei conta já estava totalmente envolvido, já tinha provado daquela droga e trilhado um caminho sem volta. Tudo que eu tinha que fazer apartí de então era lutar para transformar aquilo tudo em realidade!

A única coisa que sabia era que jamais iría conseguir sozinho, eu precisaria da ajuda de alguns malucosque acreditassem naquela loucura toda. E hoje, olhando para tras me adimiro com a quantidade de pessoas que estiverama ao longo de toda a jornada.

Passado algum tempo, o espaço da igreja ja não era mais suficiente, queriamos mostrar o nosso trabalho a toda a comunidade, e também abordas outros temas do cotidiano.

Surgiao texto criança esperança, que seria encenado por diversas vezes, sem nenhuma estrutura, sem técnica e nem muito menos local para ensaios, dando origem ao arte viva, que abriría então as portas para tudo que viria a seguir!

A primeira proposta ousada do arte viva, foi o tarde da criança, no qual reunia em uma anica tarde, brincadeiras, teatro e dança; Para darmos início ao projeto ousamos alugar um espaço para a realização do espaço, o que acabou sendo, um fracasso total.

Outras tentativas foram feitas, o tarde da criança passou a ser gratuito e acontecer na EEGR, aos poucos íamos conquistando alguns adimiradores. No entanto, por falta de recurso e apoio o projeto não consegue se manter de pé.

Anos se passam e então assumi o ministério de artes Da RCC, e passo mais uma vez a produzir peças cristãs, dando adeus ao Arte viva.

Contudo, a temporada no ministério não teve uma vida longa, devido as severas críticas e a censura imposta pela igreja. O grupo foi em pouco tempo desfeito.

Entretanto, a maior de todas as oportunidades ainda estaria po vim... Entra em cena o FESTUERN, dando luz ao novo olhar que depois se tornaria Cia escracho de teatro.

E é na escola estadual gilberto rola que finalmente, encontro apoio e incentivo para poder desenvolver meu trabalho.

Isso é claro antes de escrever um texto que foi recusado, ser reprovado na primeira seleção que aconteceu para o festuern, ser desacreditado para uma segunda seleção e enfrentar o descaso da primeira direção da Cia;

Ainda assim em meio a tudo isso, consigiu conquistar meu espaço e assumir a Direção do novo olhar!

Só apartí de então os frutos plantados no passado começaram a ser colhidos.

A comunidade que um dia desprezou aqueles aprendizes, passou aos poucos a valorizar com grande admiração, prestigiando os espetaculos.

Cultura e arte na comunidade por um bnom tempo foi sinônimo apenas de teatro.

De amigo da escola, passo a ser professor de Teatro, o reconhecimento havia sido alcançado.

Foi sem duvidas uma jornada vitoriosa.

Jornada essa que eu jamais teria conseguido sozinho, devo um pouco a cada um de vocês que aqui estão, por ter chegado onde cheguei.

Sem hipocrecia, eu não seria quem sou, sem vocês.

Vocês que muitas vezes reuniciaram a suas vidas pessoais para estarem aqui nessa máquina de loucos, sei que uma vez ou outra passava dos limites era grosseiro e arrogante, outras vezes tinha uma sinceridade ferina, e em alguns momentos muito autoritário. Perdão pesso agora por todos os erros cometidos, as vezes que errei na verdade buscava o acerto e tirar de cada um de vocês o que tinham de melhor como artistas.

Por diversas vezes falei que ninguém era insubstituível, pois sim, neste momento volto atras e digo com muita humildade, eu estava errado, vocês serão pra mim pessoas insubistituiveis, a familia que formamos e os laços de amizade que foram craiados assim como tudo que vivemos jamais será substituido por nada nesse mundo!

A todos vocês o meu muito obrigado!vocês não sabem mas sempre fui grato atodos e confirmava isso a cada apresentação. Afinal antes de qualquer espetaculos repetiamos juntos a seguinte oração:

Junto minha mã a sua, junto meu coração ao seu, para que juntos possamos fazer, o que sozinho não consigo!

E de fato, sozinho, eu jamais conseguiria.Mais vez obrigado por terem sido loucos o suficientee acreditado em mim!

E um obrigado todo especial áquela que me acompanha desde o primeiro momento,aos trancos e barrancos, entre brigas e garagalhadas, mas sempre presente de uma forma ou de outra.

Aquele sonho que falei la no início, começa a ser real e mais uma vez devo a vocês afinal, como dizia dom helder cãmera:

Sonho que se sonha só é apaenas sonho, mas sonho que se sonh junto, é a realidade que começa a acontecer!

As portas emfim se abriram e agora vou ter que trilhar um caminho que me leva pra vocês,a minha luta seguirá em novos campos de batalha.

Só peço que nunca deixem de acreditar em vocês, nos sonhos de vocês, e ao contrário do que pensa a grande maioria, sim, querer é poder, afinal como o Escracho sempre dizía : eu quero, eu posso, eu faço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário