segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Morrer é ridículo.
Assisti a algumas imagens do velório do Bussunda, quando os colegas do Casseta & Planeta deram seus depoimentos.
Parecia que a qualquer instante iria estourar uma piada.
Estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena.
Mas nada acontecia ali de risível, era só dor e perplexidade, que é mesmo o que a morte causa em todos os que ficam.
A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte, por si só, é uma piada pronta. Morrer é ridículo.
Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e no meio da
tarde morre. Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?
Não sei de onde tiraram esta idéia: morrer.
A troco? Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu.
Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente.
De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis.
Qual é? Morrer é um cliche.
Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Você deixou em
casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.
Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas
cuido eu.
Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e
morre num sábado de manhã. Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito.
Isso é para ser levado a sério?
Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo.
Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas. Ok, hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo, antes de viver até a rapa? Não se faz.
Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.
Só que esta não tem graça.
Pedro Bial
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
domingo, 19 de agosto de 2012
Frases marcantes sobre o Vasco
"Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal" - CYRO ARANHA
"...Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno..." - Carlos Drummond de Andrade
Vestir uma camisa que já vem até com faixa de campeão é coisa de predestinado.
(Autor: Nelson Piquet - Tricampeão Mundial de F1)
"Nos anais do Vasco da Gama vai estar escrito, daqui a 20 anos, que o Vasco da Gama conquistou o bicampeonato com um gol do Cocada aos 44 minutos, que entrou em campo aos 41 e foi expulso aos 45". (Autor: Cocada, herói da conquista do estadual de 1988, logo após aquela partida)
Recordar é viver, Cocada acabou com você. (Autor: Torcida do Vasco)
O Vasco está 20 anos a frente! (Autor: Eurico Miranda, presidente do C.R. Vasco da Gama)
O Vasco é o símbolo da nacionalidade. É a mistura do Português com o Negro, caracterizando uma generosidade típica do Brasileiro. (Autor: Chico Caruso - Cartunista)
A torcida vascaína vai conhecer o guerreiro e o campeão que não fui em outro clube.
(Autor: Romário)
Se você for vascaíno, Deus te abençoe, se não for, Deus te perdoe. (Autor desconhecido)
Muitos me perguntam se Romário teria lugar na Seleção da Copa de 70. Sem falsa modéstia. Eu daria a minha camisa a ele. (Autor: Tostão)
A vida começa numa competição de natação. (Autor: Ricardo de Moura - Diretor dos Esportes Aquáticos do Vasco)
Na crônica que escrevi imediatamente após a batalha, denunciei toda a graça, toda a plasticidade, todo o brilho do futebol cruz-maltino. E, como se não bastasse tudo mais, ele ainda joga com uma saúde ultrajante. Pouquíssimas equipes, no Brasil e no mundo, terão tanta vitalidade, um fôlego assim prodigioso e uma base física assim esplêndida. (Autor: Nelson Rodrigues, torcedor do Fluminense, em ‘Vitalidade cruz-maltina’ no Jornal dos Sports de 07/10/1958.)
Não sei se tenho maior prazer numa relação sexual ou se quando ganhamos do Flamengo.(Autor: Eurico Miranda, ex-presidente do C.R. Vasco da Gama)
Nossa equipe está de parabéns pela garra e determinação nessa vitória sobre o Flamengo por 1×0, mas o resultado foi muito pouco… muito pouco… nosso time é 10 vezes melhor que essa merda! (Autor: Edmundo)
A foto mostra claramente Valido apoiando-se em cima do seu patrício Rafanelli, um grande zagueiro argentino que jogava pelo Vasco. Esta foto sempre foi muito escondida principalmente pelos companheiros da chamada imprensa rubro-negra. Mas eu a tenho. (Autor: Luis Mendes - Comentarista Esportivo)
Na alegria e na dor, o sentimento não para, pois todo vascaíno tem amor infinito!
"NADA, nenhum titulo é mais importante do que a torcida do Vasco! A melhor e mais apaixonada do mundo! (Dedé Vital - Zagueiro do Vasco, considerado o melhor zagueiro das Américas)" (Dedé Vital - Zagueiro do Vasco, considerado o melhor zagueiro das Américas)
"Em minha solidariedade aos torcedores dos demais clubes, sugiro a eles que não permitam que seus filhos e netos também purguem a infelicidade de não torcer pelo Vasco. Tratem de produzir mais vascaínos, que estarão colaborando para que a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país sejam contemplados com uma população mais sadia e mais feliz. Não tenho dúvida de que o Brasil só ingressará no Primeiro Mundo quando sair a reforma agrária, todos os brasileiros tiverem empregos e bons salários e a imensa maioria do povo for vascaína." (Sérgio Cabral. )
Frases de Nelson Rodrigues
"Se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava."
"Um filho, numa mulher, é uma transformação. Até uma cretina quando tem um filho melhora."
"A platéia só é respeitosa quando não está entendendo nada."
"Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe."
"Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu."
"A liberdade é mais importante do que o pão."
"Nada mais doce, nada mais terno, do que um ex-inimigo."
"O sábado é uma ilusão."
"Não acredito em honestidade sem acidez, sem dieta e sem úlcera."
"As grandes convivências estão a um milímetro do tédio."
"Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de ouro."
"O amor entre marido e mulher é uma grossa bandalheira. É abjecto que um homem deseje a mãe dos seus próprios filhos"
"O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente."
"Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é profissional. Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância."
"Hoje, o sujeito prefere que lhe xinguem a mãe e não o chamem de reacionário."
"Sou um pobre nato e, repito, um pobre vocacional. Ainda hoje o luxo, a ostentação, a jóia, me confundem e me ofendem."
"Tão parecidos, Stalin e Hitler, tão gêmeos, tão construídos de ódio. Ninguém mais Stalin do que Hitler, ninguém mais Hitler do que Stalin."
"A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento."
"É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez."
"Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista."
"Nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício."
Marx roubou-nos a vida eterna, a minha e a do Otto Lara Resende. Pois exigimos que ele nos devolva a nossa alma imortal."
"Hoje, o não-marxista sente-se marginalizado, uma espécie de leproso político, ideológico, cultural etc etc. Só um herói, ou um santo, ou um louco, ousaria confessar publicamente: ? 'Meus senhores e minhas senhoras, eu não sou marxista, nunca fui marxista. E mais: ? considero os marxistas de minhas relações uns débeis mentais de babar na gravata'."
"Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura."
"Com o tempo e o uso, todas as palavras se degradam. Por exemplo: ? liberdade. Outrora nobilíssima, passou por todas as objeções. Os regimes mais canalhas nascem e prosperam em nome da liberdade."
"Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes 'É proibido proibir' e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais."
"Ainda ontem dizia o Otto Lara Resende: ? 'O cinema é uma maneira fácil de ser intelectual sem ler e sem pensar'. Mas não só o cinema dá uma carteirinha de intelectual profundo. Também o socialismo. Sim, o socialismo é outra maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas idéias."
"Qualquer indivíduo é mais importante que toda a Via Láctea."
"Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: ? ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina."
"Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos."
"Na velha Rússia, dizia um possesso dostoievskiano: ? 'Se Deus não existe tudo é permitido'. Hoje, a coisa não se coloca em termos sobrenaturais. Não mais. Tudo agora é permitido se houver uma ideologia."
"As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal-acabado."
"No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas."
"Estou imaginando se, um dia, Jesus baixasse à Terra. Vejo Cristo caminhando pela rua do Ouvidor. De passagem, põe uma moeda no pires de um ceguinho. Finalmente, na esquina a Avenida, Jesus vê D. Helder. Corre para ele; estende-lhe a mão. D. Helder responde: ? 'Não tenho trocado!'. E passa adiante."
"A Igreja está ameaçada pelos padres de passeata, pelas freiras de minissaia e pelos cristãos sem Cristo. Hoje, qualquer coroinha contesta o Papa."
"Outrora, o remador de Bem-Hur era um escravo, mas furioso. Remava as 24 horas por dia, porque não havia outro remédio e por causa das chicotadas. Mas, se pudesse, botaria formicida no café dos tiranos. Em nosso tempo, o socialismo inventou outra forma de escravidão: ? a escravidão consentida e até agradecida."
"Diz o dr. Alceu que a Revolução Russa é 'o maior acontecimento do século'.
Como se engana o velho mestre! O 'maior acontecimento do século' é o fracasso dessa mesma revolução."
"Sou contra a pílula, e ainda mais contra a ciência que a inventou; a saúde pública que a permite; e o amor que a toma."
"A educação sexual só devia ser dada por um veterinário."
"O casamento já é indissolúvel na véspera."
"A solidão começou para o verdadeiro católico. Tomem nota: ? ainda seremos o maior povo ex-católico do mundo."
"Chegou às redações a notícia da minha morte. E os bons colegas trataram de fazer a notícia. Se é verdade o que de mim disseram os necrológios, com a generosa abundância de todos os necrológios, sou de fato um bom sujeito."
"Acho a velocidade um prazer de cretinos. Ainda conservo o deleite dos bondes que não chegam nunca."
"O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda. "
"A mais tola das virtudes é a idade. Que significa ter quinze, dezessete, dezoito ou vinte anos? Há pulhas, há imbecis, há santos, há gênios de todas as idades. "
"Está se deteriorando a bondade brasileira. De quinze em quinze minutos, aumenta o desgaste da nossa delicadeza."
"O homem não nasceu para ser grande. Um mínimo de grandeza já o desumaniza. Por exemplo: ? um ministro. Não é nada, dirão. Mas o fato de ser ministro já o empalha. É como se ele tivesse algodão por dentro, e não entranhas vivas."
"Há na aeromoça a nostalgia de quem vai morrer cedo. Reparem como vê as coisas com a doçura de um último olhar."
"O brasileiro não está preparado para ser 'o maior do mundo' em coisa nenhuma. Ser 'o maior do mundo' em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade."
"A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem."
"Nós, da imprensa, somos uns criminosos do adjetivo. Com a mais eufórica das irresponsabilidades, chamamos de 'ilustre', de 'insigne', de 'formidável', qualquer borra-botas."
"Tudo passa, menos a adúltera. Nos botecos e nos velórios, na esquina e nas farmácias, há sempre alguém falando nas senhoras que traem. O amor bem-sucedido não interessa a ninguém."
"Todo amor é eterno. E se acaba, não era amor."
"O gozo é uma mijada."
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos."
"Amar é ser fiel a quem nos trai."
"A fidelidade devia ser facultativa."
"O palavrão está corrompido pelas mulheres."
"A Europa é uma burrice aparelhada de museus."
"O homem só é feliz pelo supérfluo. No comunismo, só se tem o essencial. Que coisa abominável e ridícula!"
"O 'homem de bem' é um cadáver mal informado. Não sabe que morreu."
"Hoje é muito difícil não ser canalha. Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo."
"A cama é um móvel metafísico."
"A companhia de um paulista é a pior forma de solidão. "
"Só os profetas enxergam o óbvio."
"Toda unanimidade é burra."
"Só acredito nas pessoas que ainda se ruborizam."
"O boteco é ressoante como uma concha marinha. Todas as vozes brasileiras passam por ele."
"Assim como há uma rua Voluntários da Pátria, podia haver uma outra que se chamasse, inversamente, rua Traidores da Pátria."
"O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: - o da imaturidade."
"Ou a mulher é fria ou morde. Sem dentada não há amor possível."
"Toda mulher bonita leva em si, como uma lesão da alma, o ressentimento. É uma ressentida contra si mesma. "
"Em nosso século, o 'grande homem' pode ser, ao mesmo tempo, uma boa besta."
"Deus está nas coincidências."
"O que dá ao homem um mínimo de unidade interior é a soma de suas obsessões"
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Mude
Mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente,
observando com atenção
os lugares por onde
você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas.
Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais,
leia outros livros,
Viva outros romances!
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.
Tente o novo todo dia.
o novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
a nova vida.
Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.
Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado,
outra marca de sabonete,
outro creme dental.
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.
Troque de bolsa,
de carteira,
de malas.
Troque de carro.
Compre novos óculos,
escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
Arrume um outro emprego,
uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre,
invente-as.
Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.
Só o que está morto não muda!
Edson Marques
Assinar:
Postagens (Atom)

